ARROZ COM FEIJÃO.


Arroz preto e feijão branco. 
Lá pelos idos de 2000 ou antes um pouco, quanto? não posso precisar e nem é preciso, como viver não é, mas navegar, diz o poeta que sim, que sim, que é preciso, dai que os descobrimentos não são de todo casuais. Claro o Pessoa era nacionalista. Como dizia, conheci o Ferrero, pesquisador do IAC que passado uns meses me apresentou o arroz preto, que o Instituto desenvolvia, quer dizer, buscava sítios de aclimatação, para a exoticidade chinesa. Comida de imperadores. Na e da época me ficaram um sabor a castanhas, que Ferrero me influenciou a saber, por mim quis acrescentar: pinhão, ele duvidou. Na verdade não é preto, mas de um grená escurecido de uva merlot, quase preta

Asi..\ pasan los años\ y jo...\ me emborrachando... conheci em Espanha um arroz tailandês, que meu amigo Mahmudo Tourè consumia, secundado por frango com pasta de amendoim e caldo de carne, todo um requinte! Pois tal arroz tái, também carrega esse olor, acastanhado, apinhoado, um fundo de amêndoa amarga algo almiscarado. Tudo isso é o arroz tailandês, além de ter um grão pequenino, quase feio. O preto, arroz, digo assim, pois tenho um amigo Zé, que por negro o chamamos, Preto, para discriminá-lo do outro Zé, que por branco, Zé Branco. O arroz preto, ganha um circulo no inferno, pelo prazer que proporciona em cor, aroma e sabor. Acho que o Zé Preto também, já deve ter nalgum canto do inferno bem aquinhoado, uma cadeira de palhinha. Depois de fazer um refogado mínimo em manteiga e cebola roxa, cozinhei a fera por uma hora e quinze minutos, o grão ficou inteiro, e a casa com olores orientais, sem ser o maldito incenso. Para acompanhar o arroz preto, nada mais dual que o feijão branco, o mundo é dual, bem e mal, claro e escuro, doce e salgado, curintia e o resto, doce e amargo e deixo para o final a dupla modelo: amor e ódio; os inseparáveis. O feijão branco depois de cozido, passei pelo azeite onde havia fritado uns trocinhos de toicinho e linguiça. Tudo salpimentado a gosto.

Nenhum comentário: