Paella Preta.



Paella com arroz preto, na verdade grená, grená escuro, escuro como a asa da graúna, graúna que voou baixo sobre o Santos, Santos que é dito Peixe, peixe que é dieta mediterrânea. Quatro a zero.
Para essa paella tenho pronto o refogado, você pode buscar mais literatura  'aqui' a respeito de refogado, tenho o suco de peixe aqui também.




O primeiro passo. Veja que metáfora sinedóquica, passo como procedimento. Pois o primeiro procedimento foi usar o caldo de peixe, suco, fumê, como queiramos, pois são variações sinonímicas, claro que há diferenças de conteúdo, mas a essência é buscar e ter todo o sabor do fruto do mar, do peixe, nesse caldo; assim cozo o arroz negro nesse caldo, o arroz preto tem sua cocção demorada qual arroz integral, assim que dificilmente passará do ponto “al dente”, mas é sempre bom ter em conta que é um pré cozimento, que finalizará com os demais ingredientes, que tem seus tempos de cocção ocorrendo antes do do arroz ( não está errado, pode estar barroco, mas o primeiro “do” ocupa o lugar de “do tempo” ).
Numa frigideira com azeite bem quente dou uma sapecada nas lulas, retiro-as e reservo. Tudo seguido passo os camarões e os mexilhões. Poderia botar também algum tipo de peixe. Não o fiz. Em seguida boto o refogado. Novamente os mexilhões, as lulas, uns camarõezinhos descascados e o arroz pré. Cubro tudo com caldo de peixe, abaixo o fogo, quando houver secado boa parte do líquido e o arroz começar a aparecer, boto os frutos do mar que já havia passado pelo azeite quente e por isso deixaram seus sucos nele, ajudando a impregnar o conjunto com seus sabores.
Sirvo com limão siciliano, uma boa opção de substituição é lima e limão Taiti, ou galego. Bon profit u millor salut i força in canut. Visca el Barça.

Nenhum comentário: